Sea para novatos o veteranos, destacarse en las plataformas de e-commerce y posicionarse sobre la competencia puede ser algo difícil, pero no imposible. Consejos y claves para ubicarte en los primeros escalones de la búsqueda.
Eu tenho a marca, o produto e um bom preço, mas ainda assim parece que não é suficiente. Como faço para que minha marca ou negócio se destaque frente à concorrência já estabelecida no Mercado Livre? Esta última pergunta costuma ecoar na cabeça dos vendedores do universo do e-commerce que buscam, por meio de diferentes plataformas como o Mercado Livre, mostrar, apresentar e, finalmente, vender sua proposta.
A desilusão e a frustração, às vezes por falta de paciência no processo, costumam ser as primeiras sensações se não se obtém o desejado. Por isso, o primeiro ponto a se considerar é a perseverança. Ninguém, da noite para o dia, alcança os primeiros lugares. Assim, entender que os processos - longos ou curtos - fazem parte do caminho do bom vendedor é o primeiro passo. Não existe uma receita mágica, mas sim caminhos individuais de tentativa e erro.
Ao pensar em como posicionar melhor nossa marca, será importante primeiro considerar o simples e concreto e, depois, expandir o espectro. Seguindo essa linha, a atenção será voltada inicialmente para o título, a fotografia e o texto das publicações.
Segundo estatísticas próprias do Mercado Livre, 60% dos compradores buscam os artigos por meio do buscador de palavras, e, dentre os 10 termos mais buscados, 8 de cada 10 são genéricos no México e na Argentina. O mesmo acontece no Brasil. Portanto, a chave está em se colocar no lugar do comprador e pensar como ele buscaria.
Cada palavra é predominante e não deve ser desperdiçada. Ir do mais geral ao mais específico (nome do produto + marca + modelo + especificações técnicas); não utilizar palavras que o usuário não usaria (oferta, incrível, etc.); não usar sinais de pontuação nem símbolos e não escrever em maiúscula ou com erros de ortografia são detalhes a serem considerados.
Em seguida, vêm as imagens. Procurar o apelo visual para que os compradores nos escolham. Como? Com fundo branco ou claro, sem logos, marcas d'água ou texto, e uma foto bem iluminada onde o produto ocupe 70% da imagem com foco nos detalhes. Isso, mais uma boa resolução, permitirá atrair a atenção dos compradores. São poucos os que destinam recursos econômicos a esse aspecto. E é fundamental: investir em uma boa fotografia ou imagem de apresentação pode ser um bom investimento e implicará maiores ganhos.
Após o título e a fotografia, será considerada a criação do texto da publicação. Neste caso, será fundamental carregar o maior número de atributos na "ficha técnica", proposta e sugerida pelo Mercado Livre. Caso algum atributo não corresponda ao produto que a empresa vende, marca-se "N/A" para informar que não se aplica. Não é o mesmo deixá-lo em branco que marcá-lo dessa maneira. Os detalhes importam.
Estima-se que 1 em cada 3 compradores no Mercado Livre faz uma pergunta ao vendedor antes de realizar a compra. Por isso, as respostas aos questionamentos dos usuários são muito importantes para se posicionar. Quem responde primeiro, na maioria dos casos, é quem efetua a venda. Segundo estatísticas baseadas em dados do Mercado Livre, uma em cada 5 perguntas respondidas na primeira meia hora desde que foi formulada se transforma em uma venda. Se demorar mais de seis horas, a probabilidade diminui 30% e 40% se demorar mais de 12 horas, em relação a ter respondido nos primeiros 30 minutos. Portanto, é vital responder o mais rápido possível e de maneira personalizada.
Construídos esses passos, a reputação de nossa conta começa a subir e, por consequência, o posicionamento no site. À medida que essa aumenta automaticamente, todos os produtos sobem de posição nas listagens. Agora, de que outra maneira podemos aumentá-la? Para o Mercado Livre, a experiência de compra dos usuários do site é muito primordial.
A cadeia continua (e se amplia) com mais quantidade de vendas. Quanto mais a marca tiver, mais espaço a plataforma dará para se visualizar melhor. Isso, somado a uma boa experiência, fará com que o Mercado Livre aumente seu posicionamento. Por outro lado, o e-commerce também propõe alguns requisitos, como: ter menos de 2% de queixas ou reclamações mediadas pelo Mercado Livre sobre o total das vendas; menos de 3% de vendas canceladas com devolução do dinheiro ou não superar 15% das entregas com atraso. Se cumpridos, não há barreira que impeça de avançar.
Assim, com o termômetro no verde, as medalhas de Mercado Líder ou sendo uma marca de loja oficial no Mercado Livre, é como sua reputação, posicionamento e vendas melhoram a passos largos. Trata-se apenas de dar tempo ao tempo.
Vamos falar? Solicite uma apresentação personalizada online.